CARTAZ PRIMEIRO FESTIVAL CULTURAL
CARTAZ SEGUNDO FESTIVAL CULTURAL
FOTOS DE CURRALINHO EM HDR
FESTIVAL CULTURAL 2011
GRITO DE CARNAVAL 2011
Todas as fotos são originárias do Orkut “Curralinho Extração” do S.r..Geraldo Careca.
FESTIVAIS CULTURAIS
Festival Cultural de Curralinho, ainda me lembro do dia em que Marcos (Pousada do Tropeiro) foi à casa de Bico com um rascunho em mãos sobre um projeto que ele tinha elaborado e queria partilhar desta idéia conosco. Começamos então a ouvir dele as idéias do que poderia acontecer com este novo evento, houve então um enlace de novas idéias e seu projeto foi logo simpático a nós todos. Neste ano aconteceu a 3ª edição tendo a frente à Associação Distrital Pró Desenvolvimento de Curralinho nas pessoas de Mônica, Elvira e Juçara, com o patrocínio da Prefeitura de Diamantina e também de outras entidades que abraçaram o evento dando as contribuições diversas. Não podemos esquecer da boa vontade e do entusiasmo com que todos os oficineiros convidados se envolveram também para que festival atingisse o seu objetivo. Dificuldades aconteceram, mas servirão mais uma vez de parâmetros para que se possa ir lapidando esta idéia, este evento que pode ainda com a participação real de toda comunidade e com apoio oficial se tornar um evento de real expressividade cultural e também de desenvolvimento sustentável para esta região com uma gama maior de cursos que também possam tratar dos recursos naturais. Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos por termos sidos convidados para integrar esta equipe de oficineiros que tanto abrilhantou este festival.
Bom pessoal além das oficinas maravilhosas, tivemos mais dois eventos muito bacanas que também chamaram bastante à atenção das pessoas: - O TIRA GOSTO DE BUTECO, com muita musica animação e pratos deliciosos, sem falar na cervejinha gelada das ótimas companhias e do papo furado de mesa de boteco.
- CINEMA NA PRAÇA, com a exibição do filme “A FALTA QUE ME FAZ” da jovem diretora e cineasta Marília Rocha e sua equipe que abrilhantaram a noite nos permitindo degustar de um trabalho cinematográfico deliciosamente mineiro entre dramas, alegrias e o dia-a-dia de quatro meninas no final de suas adolescências em Curralinho.
Cia.EstandArtesdeMinas
Rodney & Ivonete
COMISSÃO ORGANIZADORA FESTIVAL CULTURAL 2010
Monica, Juçara e Elvira ( Beco na locução e suporte).
OFICINEIROS:
OFICINA DE MALABARES – CIRCUITO MAMBEMBAR
OFICINA DE TRICÔ SEM AGULHA – MARIDETE
OFICINA DE CULINÁRIA – MARIA GARCIA
OFICINA DE INFORMÁTICA – DANIELA
OFICINA DE DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS – EVANDRO PASSOS
OFICINA DE AUDIO-VISUAL – RODNEY PEREIRA
OFICINA DE ESPORTES E LAZER – FRANCIELE E NEILSON (UFVJM)
OFICINA DE ESTANDARTES – IVONETE
AS OFICINAS
As oficinas aconteceram de maneira que todas as pessoas pudessem participar tranquilamente aproveitando ao máximo do que os oficineiros pudessem oferecer.
IMAGENS DAS OFICINAS:
TRICO SEM AGULHA: MARIDETE
Tricô sem agulha foi um grande sucesso até as crianças arriscaram a tricotear a Maridete é uma ótima oficineira segundo relatos de suas alunas. A sala da oficina funcionava a todo vapor sempre regada a muitas fofocas e disse-me-disse(risos), brincadeirinha pessoal foi tudo desenvolvido com muita seriedade, mas um bom papo é a tradição do tricotear da mineirada mesmo. Sempre atenciosa e prestativa ela ensinou suas técnicas com muita competência e alegria. Parabéns a Maridete pelos belos trabalhos que eu vi expostos e também suas alunas que teceram comentários carinhosos sobre a sua pessoa. Vamos dar uma olhadinha nas fotos de sua oficina, fotos essas tiradas pelo fotografo Wellington (seu marido).
INFORMÁTICA: DANIELA
Caros amigos a Oficina de Informática foi ministrada por nossa grande amiga Daniela, professora de educação física em Belo Horizonte ela assumiu sozinha este ano a oficina e como sempre foi uma das mais concorridas oficinas tanto pelos jovens como pelos adultos que foram ter os primeiros contatos com esta maquina maravilhosa “o computador”. Sempre com um sorriso fácil e paciência de sobra ela levou conhecimento e técnicas atualizadas para que seus alunos pudessem ter um contato mais dinâmico com os programas do office. Parabéns também a Daniela que com certeza manteve o nível de trabalho que começou a desenvolver nas oficinas passadas. Profissionais como ela com certeza serão sempre a base deste projeto tão importante cujo objetivo e dar luz aos que não tem acesso às técnicas de multimeios. Parabéns Daniela pelo trabalho e por companhia tão agradável na viagem.
CULINÁRIA: MARIA GARCIA
Sem duvida foi um dos grandes prazeres que tive neste festival foi de conhecer esta senhora. Muito falante e simpática ela ganhou de sua só vez a mim e a Ivonete, foram papos agradabilíssimos que tivemos durante a estada dela em terras de Curralinho. Sua oficina nos torturava, a cada hora a sala era invadida por um aroma gostoso de doces, de pães, tortas salgadas e outras maravilhas que ela nos brindou. A todo momento lá estava ela na janela nos chamando para dar uma “provadinha” nas delicias que ela e suas alunas faziam na cozinha. Foram dias deliciosos estes na companhia de Maria Garcia, que mãos competentes tem esta mulher! Moradora de Serro ela não negou a habilidade das mulheres destas regiões quando assumem o comando de uma cozinha. Esta portanto foi a maior delicia deste festival, conhecer e partilhar as longas horas de oficinas com Maria Garcia. Ano que vem tomara que ela volte! Grande abraço querida amiga!!!
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
Karaka, falar de Evandro Passos é fácil, dono de um carisma e de uma simpatia única ele foi logo botando fogo na garota de todas as idades. Todos queriam dançar e ver as aulas do Evandro que sempre anima e deixa seus alunos animados e com ótimo astral durante as suas oficinas. Com a ajuda de seu percussionista também de Serro e também de Ruriam a dança afro correu solta com muita musica, batuques gingado e suor. Se disser que é pra dançar as meninas de Curralinho logo estão prontas para dar um show de bola. Parabéns ao Evandro pelo carinho, dedicação e garra com que topou participar do Festival Cultural de Curralinho. Seja sempre bem vindo com seu sorriso e seu carinho, as terras de Curralinho. Abração grande!!
ESPORTE E LAZER
Na oficina de esporte e lazer só consegui estar uma vez e foi exatamente quando eu tirei estas fotos. Mas pelo pouco tempo que fiquei a criançada estava bem alegre e acompanhavam com atenção as instruções dos oficineiros Neilson e Franciele. Era uma linda manhã com muito sol e uma brisa bem refrescante, um clima bem propicio para os esportes lá no campinho. Das outras vezes que passava e olhava o campinho ele sempre estava cheio de crianças, sinal que estavam gostando mesmo das atividades. Parabéns também, portanto ao Neilson e a Franciele por sua oficina ter ficado sempre tão cheia de crianças.
OFICINA DE AUDIOVISUAL - Rodney
Fica difícil falar da gente mesmo, mas vamos lá. Preparei um material bem explicativo para a oficina de audiovisual, muitos filmes, clips, propagandas e um material sobre a História do Cinema bem vasto. Era fato que realmente o problema do horário das oficinas fez com que a minha terminasse muito tarde e os alunos tinham necessidade e horário para ir embora, pois ainda estavam tendo aula letiva. A maioria do material que levei não deu para mostra-lós, mas tiveram uma boa noção sobre os primeiros passos de como se filmar ou como fotografar. Aprenderam a manusear o programa de edição de vídeo que uso num nível mais pratico para eles e tiveram noções de efeitos visuais, sonoros edição de legendas, títulos etc.. Realmente teríamos mesmo que ter um tempo maior para um conhecimento básico do fantástico mundo do audiovisual. O vídeo do “Tira Gosto de Boteco” foi todo montado em cima de fotos, todo trabalho de edição, som, imagem, efeitos visuais e sonoros foram feitos totalmente por eles. Acho que atingimos muito além do que poderia ser feito naquelas condições. A exibição dos vídeos foi um sucesso eles mais uma vez se encarregaram como na exibição do filme “A falta que me faz” de organizar tudo para que fosse possível mais esta exibição. Parabéns aos meus queridos alunos que na realidade se superam fechando a oficina com chave de ouro.
GRUPO DE AUDIOVISUAL “LUZES DA RIBALTA”
OFICINA FOI DEDICADA A MEMÓRIA DOS IRMÃOS LUMIERE E CHARLES CHAPLIN
MALABARES
Os oficineiros do Malabares também tiveram em sua oficina um grande numero de crianças que realmente aproveitaram aprendendo varias atividades além do malabarismo. Todas as peças referentes as malabarismo foram construídas por elas mesmo com a supervisão sempre carinhosa e paciente dos oficineiros. Muitas brincadeiras, performances e cantos foram apresentados pelas crianças no encerramento do festival cultural, dando uma mostra do trabalho sério que esta trupe de jovens fazem por todo o Brasil. Parabéns aos malabares que ajudaram a colorir e alegrar os dias das oficinas e abrilhantaram o encerramento do festival com suas atividades.
ESTANDARTES
A oficina de estandartes como as outras também foi muito concorrida e ministrada com muita competência e boa vontade por Ivonete, que mostrou aos alunos as técnicas de confecção de estandartes com muita paciência. Pena que no decorrer do curso várias pessoas se apresentaram depois de iniciado o curso e não puderam faze-ló, pois o material de trabalho foi fechado para no máximo de dez alunos. Da próxima vez quem sabe poderemos nos preparar para uma gama maior de alunos. Todo o material disponibilizado para a oficina foi de muito bom gosto e o trabalho final dos alunos ficou realmente muito bonito, muito nobre. No primeiro dia da oficina fizemos uma explanação audiovisual da história e das origens dos estandartes até os dias atuais como esta aqui em nosso blog. Sentimos mesmo que as pessoas que se habilitaram a fazer as oficinas terminaram o curso com muita satisfação com os resultados obtidos. Abaixo vocês verão imagens maravilhosas da oficina e dos trabalhos feitos. Parabéns a Ivonete por esta maravilhosa chance de partilhar com outras pessoas esta arte tão nobre de construir coisas tão belas. Aproveitamos o momento para registrar nesta oficina as presenças de “Chiquinho e Toninho” artistas da beleza (maquiadores e cabelereiros) diamantinenses.
Chiquinho chegou até a iniciar a confecção de acessórios, mas infelizmente não poderão retornar a Curralinho devido ao trabalho deles. Pessoas especiais que serão sempre bem vindas!
TIRA-GOSTO DE BUTECO
BAR DO MARCONI
19/07/2010 Segunda Feira
Omelete ao forno
BAR DO TROPEIRO (MARCOS)
20/07/2010 – Terça Feira
Lombo recheado assado
BAR DO TARCISIO
21/07/2010 – Quarta Feira
Bife a Parmegiana
BAR MEXE-MEXE
22/07/2010 – Quinta Feira
Bisteca com abacaxi
BAR DA NAIA
23/072010 – Sexta Feira
GRANDE CAMPEÃO DO TIRA-GOSTO DE BOTECO 2010
Carne Embriagada
CINEMA NA PRAÇA: EXIBIÇÃO: DO FILME : “A FALTA QUE ME FAZ”
Grande surpresa do festival foi a vinda da equipe que fez a filmagem deste documentário tendo a frente à Marilia Rocha. Para mim foi maravilhosa desde a expectativa como também a reação das pessoas que foram assistir. Tudo foi perfeito apenas a aparelhagem de som que ficou a dever em qualidade, mas enfim agradeço mais uma vez a meus alunos do audiovisual que ajudaram a providenciar tudo com muito animo e boa vontade. O filme é de uma sensibilidade e de uma fotografia maravilhosa, as pessoas se divertiram e viverão também os dramas das protagonistas. Marilia fez com que pudéssemos partilhar de sua visão, foi como se o filme fosse projetado de seus olhos e isto o tornou mais envolvente. Foi uma visão pessoal que nos envolveu a todos em assuntos comuns que acontecem no dia-a-dia, mas que às vezes mostrado desta forma tão simples se torna algo único e diferente. Por amar muito o cinema penso ter sido este o melhor dos momentos deste festival. Parabéns mais uma vez a Marilia Rocha a sua equipe e também a produtora Luana Melgaço.
Marilia Rocha
SOS BARRAGEM
No sábado aconteceu o abraço simbólico a Barragem como forma de protesto pelos oficineiros, crianças e adultos por causa do péssimo estado de conservação da barragem que esta vazando e deixando praticamente grande parte do leito a céu aberto. É um alerta aos agentes públicos que parecem ter se esquecido desta atração tão peculiar a Curralinho além de ser um dos lugares de diversão dos turistas que freqüentam estas terras.
ENCERRAMENTO DO FESTIVAL
CURRALINHO EM FOTOS
FOTOGRAFIAS:
WELLINGTON OLIVEIRA (Fotografo Oficial).
RODNEY PEREIRA (Acervo do Audiovisual).
NAYARA STELLA (Acervo Pessoal).
CONTATOS SOBRE ESTANDARTES:
E-MAIL: estandartesdeminas@hotmail.com
MSN ON LINE HORÁRIO COMERCIAL: estandartesdeminas@hotmail.com
Artes Gráficas e Web design(msn): rodyarteswebdesign@hotmail.com
(31)9397-4134
Um comentário:
Legal esta postagem sobre Curralinho. Em uma das fotos aparece parte da casa de meus sogros. Legal!!!
Postar um comentário